“Saudar, reverenciar, ritualizar, imergir, integrar: eis um movimento cotidiano empreendido pelos povos hindus, tradição que persevera e se enriquece século após século” - Mestre Arnaldo de Almeida.
“Yoga”, uma palavra sânscrita, significa basicamente “união”, portanto a proposta da prática do Yoga não é o isolamento para encontrar a paz interior, mas sim a transformação e o desenvolvimento de consciência, através de um processo que requer ações diversas como:
A prática cotidiana do Yoga, no nosso caso Shivam Yoga.
Potencialização de estados intuitivos e criativos.
Contínuo processo de entrega, auto-observação e de autoconhecimento.
Desenvolvimento de ações comportamentais éticas - Yamas e Niyamas.
Consciência alimentar.
Estar no mundo com prazer, alegria e felicidade.
Estar no mundo com muito discernimento, objetividade e intensidade.
Contínua busca de união, não só individualmente, mas coletivamente e cosmicamente, respeitando e reverenciando a Natureza e a todos os seres.
Mas a correria do dia-a-dia, às vezes, afasta o indivíduo dessas práticas, vivendo assim de forma equivocada e trazendo obstáculos e dificuldades. Se você já praticou Yoga alguma vez, já sentiu que durante a prática conseguiu manter o foco, a atenção e o equilíbrio. Mas ao sair da aula já foi inundado por preocupações, angústias… Para algumas pessoas essas situações perduram por horas, dias, meses e até anos.
Se você já pratica Yoga há um tempo, e a sua rotina diária não permite um mergulho mais profundo nessa prática, talvez esteja precisando da experiência de um retiro. Sair da rotina diária, dos afazeres cotidianos, e vivenciar as práticas do Yoga sem interrupções.
Os retiros de Yoga são um verdadeiro mergulho nessa prática secular. Mas importante: os retiros não são para relaxar, não são férias! Há um cronograma que começa bem cedinho e vai até o horário de dormir, incluindo as refeições. Há estudos e práticas de pranayamas, mantras, asanas, meditação e aulas teóricas.
Algo importante! Há um imenso potencial de Transformação! Uma imersão em um retiro de Yoga, é uma imersão profunda pausa, reconexão, autocuidado, autoconhecimento.
Portanto os retiros de Yoga Tandava são uma imersão criada para você que está precisando de uma pausa na correria cotidiana, e quer viver uma experiência incrível através dos ensinamentos do Yoga, quer seja um praticante ou não de Yoga, mas que quer estar em contato com as técnicas, conhecimento e filosofias do Yoga.
Todas as práticas e teorias apresentadas nos retiros de Yoga Tandava têm como base os ensinamentos que aprendi, e que vivencio, com Mestre Arnaldo de Almeida, da Escola Shivam Yoga, de bases teórico-fisiológicas Tantra e Samkhya.
Não é necessário ter praticado Yoga ou meditação anteriormente. Esse retiro é para todos!
Alguns benefícios desse momento de pausa:
- Expandir sua consciência e autoconhecimento.
- Ter insights importantes para uma vida leve, livre e feliz.
- Transformar o que não faz mais sentido
- Desenhar ou revisitar seu projeto de vida
- Recalcular rotas ou fortalecer a sua caminhada
- Ter um olhar diferente dos acontecimentos e do mundo
- Levar à uma transformação profunda de si mesmo e uma conexão ou reconexão com os valores e desejos individuais. Ou simplesmente descansar o corpo, esvaziar a mente e equilibrar o espírito.
Se você já participou de algum retiro, conta aqui a sua experiência!
Comments