top of page

O que são os ASANAS?

Olá!! Hoje vamos conhecer uma das técnicas que englobam o Yoga: ASANAS.


Há várias traduções para a palavra ASANAS, a que aprendi e que faz sentido para mim é ASANAS = Posições.


Compartilho essa linda explicação do meu querido mestre Arnaldo de Almeida sobre Asanas.

"Certamente que a busca do autoconhecimento foi o movimento que impulsionou a criação dos Asanas, principalmente aqueles relacionados com a melhor posição para meditação. A execução dos Asanas é uma tradição milenar, que se constitui na utilização de movimentos corporais como meio de potencialização de um profundo processo de olhar interior e de introspecção, de interiorização, meditação e iluminação.


Muitos dos Asanas tinham como espelho os movimentos dos animais, pois estes eram considerados sábios. Também era uma forma de os reverenciar, assim como de saudar outros elementos da Natureza.


Para se entender com mais profundidade a ação dos Asanas, podemos remeter a ideia de somatização. Nós somatizamos nossas vivências no nosso corpo físico, e ao longo de nossa vida, vamos nos “encouraçando” em função dos nossos medos, inseguranças e vivências dolorosas. Também sensações de frustrações e de fracasso nos tornam rígidos e pouco flexíveis. Se dimensionarmos isso para várias vidas, somos uma constituição complexa com muitas marcas. Assim a prática dos Asanas nos leva a um processo de autodescobertas, e também como uma ferramenta de superação de medos e das inseguranças, desenvolvidos ao longo da nossa existência. Para superar estes obstáculos necessitamos de força, energia e poder e essas são algumas das características básicas que os Asanas nos propiciam.


A cada Asana executado, movimentamos muitos fluxos físicos, energéticos, psíquicos e espirituais em nós, e isto poderá expressar em dificuldades em sua realização.


Mas ao praticar os Asanas temos a possibilidade de fazermos movimentos internos que nos proporcionam descobrir nossas potencialidades e nossas dificuldades, e a leveza que em nós é despertada após a execução é algo imensamente compensador e gratificante."


Com muito amor e gratidão!


Pratique Yoga! Yoga para vida!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page