top of page

Janeiro Branco, o mundo pede saúde mental.

A Campanha Janeiro Branco convida a humanidade a cuidar das saúdes mentais e emocionais dos indivíduos e das instituições sociais.


Nascida em Janeiro de 2014, em Uberlândia(MG), a Campanha Janeiro Branco espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.


No Brasil, virou Lei Municipal e Lei Estadual ao longo dos últimos anos, estabelecendo, simbólica e oficialmente, o mês de Janeiro como o mês da Saúde Mental em vários municípios e estados do país. Em outras palavras, isso significa dizer que, por conta do Janeiro Branco, a Saúde Mental virou pauta nacional!


As pessoas precisam de informações sobre Saúde Mental! Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas e orientam os indivíduos a respeito de questões importantes para as suas vidas. O Janeiro Branco tem muitos potenciais nesse sentido.


Por Uma Cultura da Saúde Mental!

O que é o Janeiro Branco? O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!


Por que “Janeiro Branco”?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.


Em um mundo caracterizado por graves índices de adoecimentos mentais e emocionais, além de múltiplas formas de violências —concretas e simbólicas — nas relações entre os indivíduos, Saúde Mental é a maior riqueza da humanidade!


Você e a sua instituição também podem participar do Janeiro Branco: basta planejarem ações em nome da Campanha e em prol de uma cultura da Saúde Mental na humanidade! Organize grupos, células de trabalho, ações individuais (ou coletivas) e ajude a humanidade a receber informações sobre Saúde Mental e Emocional em todos os espaços nos quais os indivíduos se encontram e se relacionam.


Vamos falar sobre saúde mental?


Conte comigo para palestras, rodas de conversa, partilhas, ombro amigo! Estamos juntos!


Fonte: www.janeirobranco.com.br

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page