top of page

Como a meditação pode reduzir a ansiedade?


Meditar é estar presente, neste instante, integrando mente-corpo-espírito, ou seja, percebendo que somos parte do todo, da natureza, do universo, da humanidade e que o único tempo que existe é o agora.


Talvez para você estar no presente seja um grande dilema. A sua cabeça está sempre pensando no próximo passo, no próximo acontecimento, na próxima etapa, e nunca no agora.


No geral, quem está muito no futuro não tem pensamentos muito agradáveis, pois como a sua mente está sempre “ansiosa” ela traz fatos desagradáveis vivenciados no passado e os potencializa como uma visão catastrófica no futuro. E daí resultam as síndromes de pânico, burnouts, depressão.


Também acontece muito que as suas ideias são voláteis, pois como você não consegue ficar no presente, não consegue planejar seu dia com qualidade, imagine planejar um mês, um ano, 10 anos? Dificilmente você tem um objetivo claro. Quer mudar algo em sua vida, mas não consegue parar e planejar.


Você sabia que o Brasil é um dos campeões em ansiedade? Vivemos em uma sociedade muito ansiosa, com excesso de preocupação, falta de foco, falta de planejamento, transtornos mentais de leves a graves.


E como estamos inseridos neste sistema ansioso, certamente de uma forma ou de outra somos influenciados por este ritmo ansioso de viver.


E como a meditação pode me ajudar a melhorar isso?


Como uma técnica complementar, a partir de técnicas, é possível focar em algo como por exemplo uma palavra, um mantra, um movimento, na respiração. Com isso há um relaxamento da lógica, pois ocupamos a nossa mente com alguma técnica para que ela não nos leve a uma constante corrente de pensamentos, isso ajuda a acalmar o cérebro, e todo o nosso organismo entra em equilíbrio.


Para se ter uma ideia, quando estamos em meditação o organismo consome 17% menos oxigênio, o ritmo cardíaco diminui e as ondas cerebrais alcançam um ritmo mais lento. Por isso o meditador alcança uma expansão de consciência.


Mas para isso, é preciso regularidade, constância diária.


Gostou? Vamos praticar? Se você já pratica, comenta aqui quais os benefícios que a meditação está trazendo na sua vida. Se você não pratica, comente o que você pensa sobre este assunto, talvez eu consiga te ajudar!


Gratidão!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page