top of page

Óleos essenciais - O que são?

Atualizado: 6 de jan. de 2022

T

alvez você já tenha ouvido falar sobre os óleos essenciais, mas você sabe o que são?


Os Óleos Essenciais são substâncias que estão presentes nas plantas em forma de pequenas gotas.


Para os antigos herboristas era chamado de “sangue dos seres do reino vegetal”. E o sangue , nos sabemos , é expressão da força vital. Pode-se dizer que eles são a “alma“ da planta. Constituídos de substâncias aromáticas, têm a função, entre outras, de proteger a planta contra seus inimigos naturais ou elementos prejudiciais existentes em seu habitat (bactérias, fungos, pragas).


Do ponto de vista químico, os Óleos Essenciais apresentam uma estrutura altamente complexa. Incorporando a energia da luz solar, a planta combina os elementos químicos presentes no ar, no solo, na água e constroem uma importante quantidade de diferentes compostos químicos. Um óleo essencial pode conter até 300 componentes que lhes conferem qualidades como: antisséptica, bactericida, antifúngica, hormonal, anti-inflamatória, etc.


São obtidos geralmente através da destilação de flores, folhas, galhos, casca, caule, rizoma, semente ou fruto de plantas ou árvores aromáticas. São extremamente voláteis e apresentam composição química complexa.


As plantas aromáticas armazenam Óleos Essenciais em células secretoras que se encontram distribuídas por todo o vegetal.


Os Óleos Essenciais tem consistência variável de acordo com a planta ou parte extraída dela, podendo desta forma se apresentar desde fluído até resinoso. A coloração também é variável podendo ser incolor, amarelado, esverdeado, alaranjado ou azulado.


Os Óleos Essenciais têm odores únicos e sua composição pode variar de acordo a região de cultivo, o clima, o processo de colheita, método de extração, etc. Portanto cada óleo essencial possui uma “personalidade” própria, como uma impressão digital.


Aromaterapia é a prática terapêutica que utiliza Óleos Essenciais para tratar questões físicas, emocionais e energéticas, objetivando o bem estar, o equilíbrio e a harmonia.

10 visualizações0 comentário
bottom of page